Páginas

24 de agosto de 2012

Como se preparar para o vestibular

feliz
Após um longo período de estudo, está na hora de enfrentar o temível vestibular – uma oportunidade para o aluno testar seus conhecimentos e traçar os rumos para o seu futuro. Com tamanha responsabilidade, não é à toa que ansiedade e nervosismo surgem às vésperas das provas.
Para enfrentar esse “problema”, é preciso se programar com um cronograma de estudos ao longo do ano em que se realizará o exame, principalmente. O certo é estudar um pouco por dia, pois o conteúdo dado em aula ainda está fresco na memória e ajuda o aluno a eliminar dúvidas nas futuras aulas, o que proporciona um aprendizado satisfatório e sólido.

Mas a postura diante do exame chega a ser tão importante e decisiva para ser aprovado quanto o próprio estudo em si. De acordo com orientador de matemática Benedito Silva, atitudes simples podem fazer a diferença na hora da prova. “Para ter uma boa noite de sono, procure praticar atividades. Qualidade de sono é importante e fundamental nesta época de estresse”, afirma.
Disciplina nos estudos é um ponto fundamental para absorver todo o conhecimento e compreender o que está sendo dito. Realizar exercícios diários é uma excelente maneira de praticar tudo o que foi aplicado em aula. “Com as tarefas, desenvolvi a capacidade de me organizar e obter resultados mais eficientes em todas as matérias”, diz o estudante Michel Faleiros Martins.
Lazer é fundamental
Segundo a psicóloga Any Bicego, há muitas atividades prazerosas que podem ser aproveitadas para melhorar o desempenho no vestibular. “Se isolar em casa não vai garantir uma cadeira na universidade. É importante procurar fazer o que gosta, como ouvir músicas ou ler outros tipos de livros. Isso ajuda a relaxar e tende a diminuir um pouco a tensão pré-vestibular”.
Uma boa dica é aproveitar passeios culturais para relaxar e associar na prática os conteúdos vistos na escola. Ir a museus, parques, cinemas e teatros pode ser uma boa alternativa para relaxar e ao mesmo tempo relembrar conceitos de história, biologia, além de conhecer outros assuntos que podem ajudar na hora da redação. Traçar metas diárias e manter a calma e a concentração são pontos fundamentais para o sucesso na prova. O excesso não faz bem. Saiba dosar suas responsabilidades com o lazer. A tranquilidade na prova ajuda e compensa todo o esforço realizado durante o ano.





Nenhum comentário: